terça-feira, 6 de setembro de 2011

Contratos de execução imediata, diferida e sucessiva

Os conceitos e efeitos expostos a seguir são do jurista Caio Mário (2003, 70):

Contrato de execução imediata ou instantânea é aquele “em que a solução se efetua de uma só vez e por prestação única, tendo por efeito a extinção cabal da obrigação. Exemplo típico é a venda à vista...”.

Contrato de execução diferida ou retardada é aquele “em que a prestação de uma das partes não se dá de um só jato, porém a termo, não ocorrendo a extinção da obrigação enquanto não se completar a solutio”.

Contrato de execução sucessiva ou de execução continuada (art. 478, CC) é o “que sobrevive, com a persistência da obrigação, muito embora ocorram soluções periódicas, até que, pelo implemento de uma condição, ou decurso de um prazo, cessa o próprio contrato. O que a caracteriza é o fato de que os pagamentos não geram a extinção da obrigação, que renasce. A duração ou continuidade da obrigação não é simplesmente suportada pelo credor, mas é querida pelas partes contratantes. Caso típico é a locação...”.
Efeitos da distinção:

a) em caso de nulidade do contrato de execução sucessiva, respeitam-se os efeitos produzidos, considerando-se impossível a restituição das partes ao estado anterior;
b) a teoria da imprevisão incide sobre os contratos de execução diferida e continuada;
c) apenas excepcionalmente pode uma das partes romper unilateralmente o contrato de execução continuada, salvo se ajustado por tempo indeterminado.

7 comentários:

  1. Gostei do Blog , professora.
    Parabéns pela iniciativa!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A compra e venda a prazo seria um contrato de execução sucessiva ou diferida? No caso, por exemplo, de na terceira prestação ser decretada a nulidade do contrato de compra e venda a prazo, o credor deve restituir ao devedor as parcelas pagas?

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação, direta e clara.

    ResponderExcluir
  4. otimo! ajudou muito...

    ResponderExcluir