quarta-feira, 21 de maio de 2014

What’s Up Noé

Noé estava tranquilo, quando uma mensagem chegou:
“Noé, construa uma arca, pois cansei, vou inundar tudo!”
Noé, então conhecedor da fonte, partiu para a construção de sua arca, e com os casais de bichos já devidamente separados, esperou o momento de se lançar ao novo mundo.
Mas e hoje? Se chegasse através de alguma rede social a mesma ordem, construiríamos a Arca e partiríamos rumo ao desconhecido?
Ora, o caro amigo que nos lê aqui, com certeza diria:
“Que absurdo, claro que não!”
Mas outras mensagens chegadas, e não do Criador, já movimentaram muitos, e infelizmente nem sempre para o bem.
O recente caso da mulher morta no litoral Paulista é mais que prova disso, bastou uma mensagem sem fonte segura, que alguns já saíram ás ruas e barbarizaram um inocente, o que nos leva a pensar, que construir uma Arca seria o de menos, mesmo sem prenúncio de dilúvio algum.
Infelizmente tem sido assim, e poderia aqui mencionar muitos outros casos parecidos, inclusive um, onde Nelson Mandela nem pensava em nos deixar, e já davam o líder Sul Africano como morto, e para piorar a situação, barriga comprada por alguns jornais e emissoras de TV, não só aqui, como no mundo todo.
As redes sociais, devido a velocidade das informações, para muitos, passou a ser a maior referência de todas, e, assim, todos os dias Arcas são construídas em todos os lugares do mundo, chova ou faça sol.
A ansiedade de sair na frente com a noticia está aos poucos deixando de lado um dos principais objetivos de um bom jornalismo, a ética, o averiguar a fonte, o ouvir os dois lados envolvidos, e não tornar-se o supremo tribunal, que recebe a denúncia, julga e condena na mesma hora, sem direito á plena defesa garantida por Lei.
Não faz muito tempo, propagou-se via rede social, a notícia que um importante senador havia retirado sua assinatura de uma CPI, logo, milhares passaram adiante, e já na colocação do último prego antes de levantar a cruz com o tal senador ali pendurado, verifiquei que tal nota que propagavam além de antiga era totalmente controversa, pois a tal CPI que o senador não desejava era outra totalmente diferente da proposta atualmente.
Foi um banho memorável para todos, afinal receberam a denúncia, e antes da avaliação das provas, alguns mais afoitos já a tinham como a verdade suprema, e a condenação já estava em pleno curso para sua derradeira finalização, até que souberam que se tratava de algo totalmente insólito, e que a vítima era inocente.
Não duvido que Noé tenha recebido realmente a ordem de criação de uma Arca para salvar a humanidade, afinal o criador sempre foi confiável, naquela época poucos tinham como contatá-lo, ou ser contatado por ele, e suas mensagens eram repassadas fielmente.
Mas se o criador hoje mandasse a mesma mensagem via redes socais, não duvido que muitos jornais mais afoitos em dar o furo, destacariam em primeira página já devidamente com opiniões formadas sobre o assunto:
“O fim do mundo será por água, oposição já se prepara para pedir CPI”.
“Arca superfaturada não poderá levar a quantidade prevista afirmam especialistas”
“Fim do mundo, governo contesta, apenas 40% das obras estão prontas!”
‘“Noé em gravação afirma que não conhecia quem deu a ordem”
“A farsa, animais foram indicados por doleiro para viagem na Arca”.
“Noé, indiciado por evasão de divisas”.
E nas TVs, programas da tarde, sem dúvida colocariam em destaque entrevistas com grandes especialistas no assunto, bem como, mostrariam as mazelas dos animais que não puderam embarcar, cujos familiares em prantos já choravam a saudade deixada, mesmo antes do embarque, e mostrariam o quanto a ausência do ente querido poderia prejudicar o sustento de todos.
Já os programas policiais, sem dúvida, iriam explorar o quanto falta de segurança, pois basta um pequeno dilúvio para virar um caos social total, sem contar a violência perpetrada por aqueles que não puderam embarcar, e que tentavam sem sucesso salvar suas vidas, apedrejando a Arca e tentando agredir Noé, que de salvador, passaria a vilão sem escrúpulos por não embarcar todos, sem contar que sua vida seria esmiuçada a tal ponto de concluírem que, Noé sofre de distúrbios esquizofrênicos que mantê-lo na sociedade seria um riso enorme para todos, mas que infelizmente por leis brandas nada acontece.
Por isso e por tudo, antes de qualquer coisa, o bom senso deve prevalecer sempre, uma para não morrermos afogados sem sentido, ou, afogar inocentes.

Publicado por Julio Cesar Camerini
http://cesarcamerini.jusbrasil.com.br/artigos/119755713/what-s-up-noe?utm_campaign=newsletter&utm_medium=email&utm_source=newsletter