quarta-feira, 4 de março de 2015

Juiz sugere troca de advogado cadeirante por falta de estrutura no Fórum

Um advogado cadeirante enfrenta transtornos no exercício da profissão. Dilto Marques Nunes já perdeu duas audiências no Fórum de São Francisco de Paula/RS porque o prédio não possui elevador, e os julgamentos são realizados no segundo andar.De acordo com o Portal G1, o causídico teve negado o pedido para que as audiências fossem realizadas no piso térreo.

Como se não bastasse a falta de estrutura, o advogado se queixou de preconceito, afirmando que o juiz Carlos Eduardo Lima Pinto teria sugerido a seu cliente que trocasse de defensor. O cliente, o aposentado Júlio Cesar Canani, confirmou a sugestão do magistrado.

Nunes solicitou a anulação da primeira audiência do caso, quando, além de acatar o pedido, o TJ/RS garantiu ao cliente a escolha do advogado e o direito à acessibilidade. Mas nem o documento oficial mudou a situação.
Ele seguiu no processo e, em dezembro de 2014, chegou a ligar um dia antes de uma outra audiência para pedir que fosse realizada no térreo, mas novamente teve o pedido negado.

Em conversa por telefone com o Portal G1, o juiz afirmou que o prédio do Fórum é da década de 60 e, por isso, não conta com equipamentos de acessibilidade. Ainda informou que não foi possível transferir os encontros para o térreo devido à falta de recursos técnicos, como computador com o programa que é usado pelo judiciário.

De acordo com o TJ/RS, o juiz foi orientado pela Corregedoria a fazer os ajustes necessários para realizar as audiências no térreo para que o problema não se repita.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI216598,71043-Juiz+sugere+troca+de+advogado+cadeirante+por+falta+de+estrutura+no