segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Oito coisas que as criança devem saber sobre igualdade de gênero

Meninos usam azul, meninas usam rosa. Meninos brincam de carrinho, enquanto cabe às meninas ninar bonecas e fazer comidinha numa cozinha de brinquedo. As diferenças no tratamento dado a meninas e meninos deixam as meninas em desvantagem e fazem com que os pequenos cresçam em um mundo em que os homens pensam que têm mais poderes que as mulheres.
Com isso em mente, ONG Plan International Brasil lançou o Desafio da Igualdade, uma campanha que convida a sociedade a refletir sobre a diferença na educação de meninos e meninas e que provoca: o que você pode fazer pela igualdade de gênero na infância?
O objetivo é alertar e corrigir hábitos que reforçam os estereótipos de gênero, além de defender a importância de uma educação que promova a igualdade de estímulos e oportunidades entre ambos os sexos.
Vários materiais foram produzidos para dar apoio a pais e educadores e estão disponíveis para download gratuito no site desafiodaigualdade.org . São vídeos didáticos, uma história em quadrinhos sobre uma menina que quer jogar futebol mas encontra dificuldades, além de uma lista de definições que ajuda os adultos a entenderem as questões de gênero para que possam orientar melhor as crianças. Vale a pena separar uns minutos do seu dia olhando o material. Abaixo, uma lista com coisas que crianças e adultos devem saber sobre igualdade de gênero e também o primeiro vídeo da campanha. Confira e compartilhe.
 8 coisas que toda criança deve saber sobre igualdade de gênero
1) Ninguém deve ser discriminado por ser menina ou ser menino, do mesmo modo que por questões de raça ou classe social. Todas as pessoas merecem respeito.
2) Meninas e meninos têm os mesmos direitos. Em casa, na escola, na quadra, em qualquer lugar.
3) Não existem brinquedos de menino e brinquedos de menina, assim como não existem coisas de menino e de menina. Todo mundo pode brincar do que goste, e isso ajuda as crianças a se desenvolver plenamente.
4) Tanto as meninas quanto os meninos precisam de cuidados. E cuidar – da casa, das crianças, dos animais, por exemplo – é algo para todas as pessoas
5) Meninas e meninos têm o direito de expressar seus sentimentos livremente. Inclusive chorando.
6) Meninos e meninas têm direitos iguais de usar os espaços públicos, de expressar seus desejos e opiniões.
7) Ninguém tem o direito de tocar o corpo delas sem autorização. Cada criança é dona de seu próprio corpo e precisa ter autonomia sobre ele.
8) O machismo é ruim para as meninas e para os meninos também, pois restringe a liberdade e o potencial das pessoas.

http://primistili.com.br/oito-coisas-que-as-crianca-devem-saber-sobre-igualdade-de-genero/

Nenhum comentário:

Postar um comentário