quinta-feira, 6 de abril de 2023

Modelo de projeto de pesquisa (TCC)

  Acesse o modelo no link abaixo:


https://docs.google.com/document/d/1EZ7lHKTkUDv4REDA-LD74d6ouXL1YbZ8/edit?usp=sharing&ouid=106390568708214444949&rtpof=true&sd=true

Modelo de projeto de TCC preenchido

 Acesse o modelo no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1r5tI8IzjEFwegVVbhHZ5KUK4mbVd8yNs/view?usp=sharing

Resumo sobre o Projeto de pesquisa (TCC)

A ABNT diz que o projeto de pesquisa é "uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado".

 O objetivo principal do projeto é estruturar a pesquisa que vai ser realizada.


  1. Escolha do tema - O primeiro passo é escolher o tema e não é possível fazer isso sem ler sobre o assunto que despertou seu interesse.
    O tema não pode ser muito amplo, necessitando ser delimitado.

  2. Folha de Rosto (elemento obrigatório)


  3. Sumário (elemento obrigatório)


  4. Problematização - O problema de pesquisa terá formato de uma pergunta que deverá ser respondida no decorrer da pesquisa.  


  5. Hipótese(s) - resposta provisória do problema, precária, trata-se da expectativa de resultado a ser encontrada ao longo da pesquisa, categorias ainda não completamente comprovadas empiricamente, ou opiniões vagas oriundas do senso comum que ainda não passaram pelo crivo do exercício científico. Pode ou não ser confirmada ao final da pesquisa.


  6. Justificativa - Aqui você deve procurar responder: Qual a relevância da pesquisa? Que motivos a justificam? Quais contribuições para a compreensão, intervenção ou solução que a pesquisa apresentará?  


  7. Objetivos - Essa etapa deverá estar subdividida em duas partes.

    A primeira, chamada objetivo geral, é a definição do que será feito: explicar, entender, analisar, realizar uma coleta de dados, interpretar informações.

    Já, na segunda, os objetivos específicos, estão diretamente relacionados com a justificativa, são aqueles que buscam demonstrar exatamente o que se pretende com o assunto.

    Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:                                                                   Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)
    Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)
    Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)



  8. Referencial Teórico - Pode-se dizer que a fundamentação teórica é uma pesquisa prévia sobre o que já foi escrito sobre o tema sobre o qual pretende estudar.


  9. Metodologia -A metodologia diz respeito às técnicas de obtenção de informações que são utilizadas levando em consideração os tipos de pesquisa.


  10. Cronograma - O cronograma é uma previsão das data em que se espera começar, desenvolver as etapas e terminar o estudo.


  11. Referências - Tendo em vista que a maioria dos trabalhos acadêmicos dependerão de citações para a sua fundamentação, as referências bibliográficas são feitas como nos demais trabalhos acadêmicos, sempre respeitando as regras de catalogação bibliotecária.

    As referências seguem uma ordem lógica, de acordo com as regras e normas da ABNT:
    Ordem alfabética única - Em primeiro lugar, observe a ordem alfabética. Inicie pelo sobrenome do autor. Em caso de entidades autoras, a regra é seguir pelo título da entidade.
    Espaçamento simples - Também não se esqueça de alinhar todas as referências à margem esquerda.
    Título em destaque - O destaque deve ser feito em negrito. Subtítulos não recebem destaque.
    Sobrenomes em caixa alta - Os nomes apenas com letra maiúscula.