quarta-feira, 6 de junho de 2018

O papel das duas testemunhas em contratos

Publicado por InHands

Quando um cliente celebra um contrato é motivo de comemoração. Mas, e quando aquele cliente não cumpre com o combinado e não efetua o pagamento na data combinada, descumprindo o que foi acordado e prejudicando o seu negócio?

Uma simples medida para tentar reduzir a dor de cabeça de um inadimplemento contratual é ter um bom contrato de prestação de serviços com a assinatura de ambas as partes e duas testemunhas em todos os contratos celebrados.

De acordo com o artigo 784 do Código de Processo Civil, um documento particular assinado pelo devedor e por 02 (duas) testemunhas, é um título executivo extrajudicial.

Sem a assinatura de 02 testemunhas, para que você tenha chance de reaver os valores perdidos, é necessário que uma ação seja ajuizada – chamada ação de conhecimento. Após longa análise pelo juiz, uma sentença será proferida. A partir daí, o processo toma o rumo da execução, ou seja, o juiz ordenará que as partes ajam de certo modo para concretizar o que foi estabelecido. Mas, a esse procedimento pode levar anos até que seja concluído.

Existe um caminho mais rápido para tentar recuperar o prejuízo. É o caso do processo que já se inicia na execução. Ou seja, aquela fase de análise inicial pelo juiz não vai existir. Nesses casos, é preciso que a parte já tenha um título executivo extrajudicial formado - um instrumento que reconheça as obrigações das partes. Diz-se extrajudicial pelo fato de ser formado sem a necessidade de passar por aquela etapa inicial do processo. Aqui, o instrumento já contém todas as informações necessárias para ser executado desde logo.

Pode ser que o processo fique longo, mas ao invés de 2 processos – um de conhecimento e um de execução, você pula uma “fase” em caso de ação judicial.

Consulte sempre um advogado para a elaboração de seus contratos e para orientações específicas ao seu caso.
__

Camilla Barbosa é Administradora e Empreendedora com experiência na área comercial e em customer sucess. Entusiasta e curiosa, está sempre ligada nas tendências do mercado. É sócia e Head de negócios da InHands.

Para ler e receber nossos artigos semanais, acesse: www.inhands.com.br
Para receber nossas dicas exclusivas, acesse: http://www.facebook.com.br/inhandscomvc

https://inhands.jusbrasil.com.br/artigos/585589799/o-papel-das-duas-testemunhas-em-contratos?utm_campaign=newsletter-daily_20180606_7168&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário