domingo, 30 de abril de 2017

Concepturo? Natimorto? E se cair no concurso? Vamos aprender?

Publicado por Gerson Aragão

Nascituro não se confunde com o concepturo.

Concepturo é aquele que não foi gerado ainda, sendo prole eventual. É “aquele que será gerado, concebido, a quem se permite deixar benefício em testamento, desde que venha a ser concebido nos dois anos subsequentes à morte do testador (CC, art. 1.800, § 4º)” (FARIAS, 2012, p.300).

Já Natimorto é aquele que morre dentro do útero materno, ou seja, nasce sem vida.

Conforme saliente o civilista Flávio Tartuce, com base na teoria concepcionista, a ele são atribuídos alguns direitos pelo Enunciado nº 1, do CJF e do Superior Tribunal de Justiça, aprovado a I Jornada de Direito Civil: “art. 2º a proteção que o Código Civil defere ao nascituro alcança também o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como nome, imagem e sepultura” (2012, p. 124).

Se você estuda para concursos e quer saber as técnicas que eu utilizei para ser aprovado em concursos como Defensor e Analisa, clique aqui para baixar gratuitamente o meu livro digital.

https://gersonaragao.jusbrasil.com.br/artigos/451108156/concepturo-natimorto-e-se-cair-no-concurso?utm_campaign=newsletter-daily_20170424_5185&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário