sexta-feira, 3 de abril de 2020

Vídeo: Princípio da solidariedade familiar

No Direito das Famílias, o Princípio da Solidariedade tem grande importância, tendo em vista que na relação entre seus membros existe o dever de mútua assistência, em especial, no que diz respeito aos filhos, cônjuges, companheiros e alguns parentes.
A solidariedade não diz respeito apenas ao aspecto material ou patrimonial, mas também ao afetivo e psicológico. Sendo necessário para que o vínculo se sustente, que haja compreensão e cooperação entre a entidade familiar.
Werleson Bruno Maciel.
Projeto @falando_de_familia ⚖

@direito_una_catalao
@una_catalao

Vídeo: identificação de impedimento no processo de habilitação

Oi! Meu nome é Joao Pedro e sou estudante de Direito na UNA Catalão. Hoje eu vou falar o que ocorre se for identificado algum impedimento durante o processo de habilitação. Bom, como se sabe, as pessoas que pretendem se casar precisam passar por um processo no cartório que se chama habilitação. Um dos seus objetivos é verificar se não existe nenhum impedimento para que se possa dar seguimento ao casamento. Os impedimentos estão previstos no art. 1521 do Código Civil e caso haja algum impedimento, o casamento não poderá ser celebrado.
@joaopedroo0_ 
Projeto @falando_de_familia ⚖

@direito_una_catalao
@una_catalao

Vídeo: o que se dispensa no casamento nuncupativo


Olá, sou Rômulo e vou falar um pouco sobre casamento nuncupativo, mais precisamente, sobre o que ele dispensa.
Bom, por causa da urgência da situação são dispensáveis a etapa da habilitação e a presença de uma autoridade competente para a celebração, podendo os próprios nubentes declararem-se, de vontade própria, casados. Porém, para que seja válido deve ser realizado diante de 6 testemunhas (que não sejam parentes em linha reta ou colaterais até o segundo grau) que precisam, dentro do prazo de 10 dias, comparecer perante autoridade judicial afirmando que um dos nubentes estava sob risco de morte, mas em juízo e declararam sua vontade espontaneamente.
@romuloribs 
Projeto @falando_de_familia ⚖

@direito_una_catalao
@una_catalao

Vídeo: casamento em caso de moléstia grave


Olá, meu nome é Carla e irei falar um pouco sobre como ocorre o casamento em caso de moléstia grave. O artigo 1.539 do Código Civil dispõe a respeito desse casamento, que tem por premissa o precário estado de saúde de um dos nubentes, com gravidade que o impeça de se locomover e também de adiar a celebração. Alguns doutrinadores alegam que também deve ser admitido em caso de acidentes. A celebração pode ser mesmo durante à noite, exigindo-se tão só a presença de duas testemunhas, que saibam ler e escrever, além da presença do presidente do ato.
@carla_nascimento01 
Projeto @falando_de_familia ⚖

@direito_una_catalao
@una_catalao

Vídeo: direitos e os deveres dos pais em relação aos filhos após o divórcio



Olá, meu nome é Thallis Vieira e faço parte do curso de Direito da Una-Catalão. Hoje estarei falando um pouco sobre divórcio e, em especial, sobre os direitos e os deveres dos pais em relação aos filhos.
O divórcio não exclui as obrigações sobre seus filhos. De acordo com o artigo 1634 do Código Civil, ainda que separados, cabe aos pais uma série de deveres, tais como: como criação, educação, carinho, alimentos e outros mais .
Este fato ainda se confirma na Constituição Federal e no ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente). Por outro lado, com o divórcio, há a fixação da guarda dos filhos e deve ser garantido o direito de convívio com o filho. Bom, o divórcio é só entre o casal!

Vídeo: nubente


Boa tarde, meu nome é Letícia, sou estudante de Direito e hoje vim falar para vocês um pouquinho sobre o termo “nubente”.
O termo nubente se refere aquela pessoa que pretende contrair o casamento e está se preparando para tal.
Assim, os noivos são nubentes. No entanto, não precisa passar pelo noivado para ser nubente. Uma vez que ocorrem muitos casamentos de pessoas que não passaram pelo noivado, mas quando se prepararam para casar já se constituiram como nubentes.
@lettyma8 
Projeto @falando_de_familia ⚖

@direito_una_catalao
@una_catalao