quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Concorrência sucessória do cônjuge sobrevivente com os ascendentes


Em se tratando de sucessão legítima, ou seja, quando não há testamento; o art. 1.829, caput e incisos I e II, do Código Civil são categóricos: na falta de descendentes, a sucessão legítima defere-se aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge.

Observa-se que, em nenhum momento o legislador condicionou a concorrência entre ascendentes e cônjuge ao regime de bens adotado no casamento, ao contrário do que fora disposto no inciso I do art. 1.829 do Código Civil, em que o cônjuge supérstite concorrerá com os descendentes, salvo se casado no regime de comunhão universal, no de separação obrigatória, ou no de comunhão parcial, se o autor da herança não houver deixado bens particulares.

RECURSO ESPECIAL - SUCESSÃO - CÔNJUGE SUPÉRSTITE - CONCORRÊNCIA COM ASCENDENTE, INDEPENDENTE O REGIME DE BENS ADOTADO NO CASAMENTO - PACTO ANTENUPCIAL - EXCLUSÃO DO SOBREVIVENTE NA SUCESSÃO DO DE CUJUS - NULIDADE DA CLÁUSULA - RECURSO IMPROVIDO. 1 - O Código Civil de 2.002 trouxe importante inovação, erigindo o cônjuge como concorrente dos descendentes e dos ascendentes na sucessão legítima. Com isso, passou-se a privilegiar as pessoas que, apesar de não terem qualquer grau de parentesco, são o eixo central da família. 2- Em nenhum momento o legislador condicionou a concorrência entre ascendentes e cônjuge supérstite ao regime de bens adotado no casamento. 3 - Com a dissolução da sociedade conjugal operada pela morte de um dos cônjuges, o sobrevivente terá direito, além do seu quinhão na herança do de cujus, conforme o caso, à sua meação, agora sim regulado pelo regime de bens adotado no casamento. 4 - O artigo 1.655 do Código Civil impõe a nulidade da convenção ou cláusula do pacto antenupcial que contravenha disposição absoluta de lei. 5- Recurso improvido. (STJ, Resp nº 954.567 - PE, Rel Min. Massami Uyeda, 3ª turma, public. 18/05/2011)
#direitodassucessões #sucessãolegítima#concorrênciadocônjugecomoascendente

As novas bonecas da Barbie têm deficiências físicas



Pertencem à Fashionistas, uma linha mais realista e inclusiva com diferentes tipos de corpos.

12/02/2019 às 15:00

Texto - Sara chaves

A Mattel está cada vez mais inclusiva. Depois de ter lançado uma coleção de Barbies com diferentes tipos de corpos e cores de pele, anunciou esta terça-feira, 12 de fevereiro, duas novas bonecas com deficiências físicas.

As propostas, que só vão estar à venda em Portugal a partir de junho, incluem uma Barbie em cadeira de rodas e outra com uma prótese numa das pernas. Por enquanto, ainda não foram revelados os preços.

Criada em 1959, é uma das mais famosas do mundo para os miúdos. Neste momento, existem mais de 200 bonecas, todas elas com profissões diferentes. Para festejar o 60.ª aniversário, a Mattel lançou estes dois modelos, que pertencem à “Fashionistas” — uma linha mais realista e inclusiva.

Este ano, a empresa americana quer lançar também outras bonecas, com novos tipos de corpo. As futuras Barbies terão uma cintura menos delineada, um busto menor, braços mais definidos e uma nova textura de cabelo. 

O regime de bens pode refletir na sucessão

Em outras palavras, dependendo do regime de bens do casamento ou da união estável, o cônjuge ou companheiro sobrevivente poderá não ser herdeiro se concorrer com descendentes (filhos, netos...) do falecido. Isso porque, alguns regimes de bens permitem que ocorra a concorrência entre o cônjuge/companheiro sobrevivente com os descendentes, e outros regimes de bens retiram do cônjuge/companheiro sobrevivente este direito e os descendentes herdam sozinhos.

#regimedebens #direitodassucessões#concorrênciadocônjugecomdescendente