quarta-feira, 26 de abril de 2017

Direito do Agronegócio - O direito do devedor à renegociação de dívida decorrente de crédito rural

Publicado por Régis Grittem Zultanski

Já é pacificado o entendimento jurisprudencial no sentido de que o produtor rural tem o direito de prorrogar dívida originária de crédito rural, com os mesmos encargos financeiros antes pactuados no instrumento de crédito, desde que comprove a incapacidade de pagamento, em casos como a dificuldade de comercialização dos produtos; frustração de safras por fatores adversos; e eventuais ocorrências prejudiciais ao desenvolvimento das explorações.

Isso significa que não cabe à instituição financeira a opção de conceder ou não o alongamento da dívida, conforme o caso concreto.

Já em 2004 o Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula 298, a qual dispõe que: o alongamento de dívida originada de crédito rural não constitui faculdade da instituição financeira, mas, direito do devedor nos termos da lei.

Todavia, para o devedor fazer jus a tal direito, há de comprovar o preenchimento dos requisitos estabelecidos na Lei nº 9.138/95, que dispõe sobre alongamento de dívidas originárias de crédito rural, Lei nº 11.775/2008, que trata das medidas de estímulo à liquidação e regularização de dívidas rurais, ou ainda, na Lei n 10.696/2003, que disciplina a repactuação e o alongamento de dívidas rurais, assim como os requisitos estabelecidos pelo Manual de Crédito Rural do Conselho Monetário Nacional.

A situação específica de cada contrato é que determinará se existe o direito ou não. Por isso que, caso o devedor necessite do alongamento da dívida e a instituição financeira o indefira, poderá tomar as medidas judiciais pertinentes para viabilizar a prorrogação.

Régis Grittem Zultanski, advogado do escritório DZ – Distéfano & Zultanski Advocacia, graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, pós-graduado pela Escola Superior Verbo Jurídico de Porto Alegre/RS

Foto: blogdoibraf. Blogspot. Com. Br

https://regisgz.jusbrasil.com.br/artigos/451423919/direito-do-agronegocio-o-direito-do-devedor-a-renegociacao-de-divida-decorrente-de-credito-rural?utm_campaign=newsletter-daily_20170425_5193&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário