quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Água poluída mata mais que violência

Relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) 22 de março último (data em que se comemora o Dia Mundial da Água) afirma que o despejo diário de milhões de toneladas de resíduos sólidos em todo o mundo está poluindo rios e oceanos, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças por ano. Atualmente, mais pessoas morrem por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras.

No relatório intitulado Água Doente, o Programa do Meio Ambiente da ONU (Unep, na sigla em inglês) afirma que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes. O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos ocorre nos países em desenvolvimento, que lançam 90% da água de esgoto sem tratamento. A diarreia, causada principalmente pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, comenta o relatório, e mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada.

A ONU recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos para o tratamento de esgoto. Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes. "Se o mundo pretende sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", diz o diretor da Unep, Achim Steiner.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 22 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e suprem suas necessidades com o produto impróprio ao consumo. Mesmo concentrando cerca de 12% da água doce do planeta, há uma discrepância em relação à distribuição geográfica e populacional da água no país. Sozinha, a região amazônica abriga 74% da disponibilidade de água, mas é habitada por menos de 5% da população brasileira.
Fonte: Revista FIEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário