-
Passei muitos anos de minha juventude com excesso de peso
e continuei a lutar contra os quilos extras até quase perto dos 30
anos. (História da minha perda de peso parte A e parte B - Texto em inglês).
Quando me tornei mãe eu queria criar meus filhos com um estilo de vida diferente - saudável e ativo. Eu queria descobrir como ajudá-los para que não passassem pelas mesmas dificuldades com o excesso de peso.
Faça com que as crianças se mexam
Na minha infância, não havia tantos programas esportivos para crianças como há hoje. Enquanto meus filhos cresciam, eu fazia questão que se envolvessem e tirassem proveito de todas as ligas esportivas e de recreação disponíveis em nossa cidade e onde quer que morássemos. É uma forma relativamente barata de colocá-los em contato com diferentes modalidades esportivas e uma ótima maneira de ajudá-los a queimar toda a energia extra.
Quando eram pequenos, eu apresentei a eles muitos esportes diferentes na esperança de que, com o tempo, decidissem quais os que mais gostavam e quais gostariam de praticar. Esperando que, em última análise, fosse algo que os ajudasse a permanecerem ativos e que pudessem desfrutar para o resto de suas vidas. Realmente não me importava qual esporte ou atividade escolheriam, mas mantê-los envolvidos com atletismo foi uma maneira divertida de aumentar sua autoconfiança, ensinar sobre trabalho em equipe e ajudar a desenvolverem hábitos saudáveis ainda na infância.
Meus filhos começaram jogar futebol por volta dos quatro anos de idade. Sim, no começo eles ficavam na reserva e assistiam a seus companheiros correrem para cima e para baixo com a bola. Se você perguntasse à minha filha Kate a sua parte favorita no treino de futebol, sua resposta seria "os lanches no final do jogo". Mas a cada ano ela melhorava, aprendia e o mais importante, exercitava-se e ganhava confiança em si mesma.
Lembro-me que no ano passado, nenhum dos meus filhos queria mais jogar futebol. Acabaram procurando outras atividades. Após nove anos sendo uma mamãe do futebol, infelizmente eu estava aposentada - mas apenas por um minuto. Logo já estavam tentando o basquete, vôlei, futebol americano, beisebol e dança. Dá trabalho fazer as crianças praticarem esportes, jogar e desenvolverem aptidão, mas os benefícios são inúmeros.
Mantenha-se em movimento
Outra parte importante de criar filhos saudáveis e ativos é ser um bom exemplo - seja você também fisicamente ativo. Não só o exercício ajuda com o seu próprio bem-estar e na redução de estresse, bem como serve de exemplo à sua família sobre a importância de cuidar do corpo. O exercício desempenha um papel importante em minha vida, houve períodos em que eu não me cuidava. Desde que comecei a praticar exercícios regularmente e seguir uma dieta equilibrada, a vida tem sido mais gratificante e agradável. Pratico corrida de longa distância, sou ciclista amadora e posso circular meio atrapalhada por uma sala de musculação. Tudo isso ajuda a enriquecer minha vida. Eu tenho energia e me sinto ativa e plena.
Eu não sabia que, praticando de forma consistente ao longo dos últimos 12 anos, eu estava dando exemplo e plantando uma semente em minhas meninas que recentemente floresceu. Nos últimos dois anos, elas têm manifestado interesse em treinar e aprender a executar as corridas de longa distância. Duas semanas atrás, tive a oportunidade de correr uma meia maratona com as duas. De todas as linhas de chegada que cruzei esta foi a que significou mais para mim. Estou muito orgulhosa delas.
Criar hábitos alimentares saudáveis
Quando meus filhos eram pequenos, esforcei-me para ensiná-los a perceber os sinais de seu corpo e saber quando estavam realmente com fome. Se eles queriam uma guloseima açucarada, eu lhes pedia para dizer a última coisa saudável que tinham comido. Então lhes sugeria que comer primeiro uma fruta, grãos integrais ou vegetais seria uma escolha inteligente. Seus lanches saudáveis podiam terminar com uma pequena surpresa. Eu queria ensiná-los a ouvir os seus corpos e a comer de maneira equilibrada e saudável. O departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) lançou recentemente o seu novo programa "Escolha meu prato" (choose my plate).
O "Meu prato" ideal, segundo o programa americano, deve ser dividido em porções de aproximadamente 30 por cento de grãos, 30 por cento de vegetais, 20 por cento de frutas e 20 por cento de proteínas. Uma porção pequena de laticínios que devem ser de baixo teor de gordura ou sem gordura como leite desnatado ou um copo de iogurte.
Sugestão de dieta do "Meu prato"
- Metade do prato deve ser de frutas e vegetais
- Troque o leite integral para leite a 2% de gordura ou desnatado
- Substitua metade dos grãos que você ingere por cereais integrais
- Varie as proteínas magras
- Reduza sódio e açúcar
- Diminua a quantidade e aprecie a comida
O que é uma dieta saudável?
- É uma dieta que prioriza as frutas, vegetais, grãos integrais e leite desnatado ou outros laticínios com baixo teor de gordura
- Inclui carnes magras, aves, peixes, leguminosas, ovos e castanhas
- Baixa quantidade de gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal e açúcar
- Fazer escolhas alimentares inteligentes em todos os grupos de alimentos
- Encontrar o equilíbrio entre alimentação e atividade física
- Obter o máximo de nutrição com menor número de calorias
- Ficar dentro de suas necessidades de calorias diárias
Traduzido e adaptado por Stael Ferreira Pedrosa Metzger do original Healthy habits make happy kids, de Ruthie Armstrong.
Fonte: http://familia.com.br/habitos-saudaveis-fazem-criancas-felizes
- Metade do prato deve ser de frutas e vegetais
Marcadores
- Ambiental (156)
- Civil 1 (250)
- Constitucional (414)
- Consumidor (409)
- Contratos (357)
- ECA (193)
- Família (1731)
- Livro (5)
- Obrigações (104)
- Pessoas com deficiência (181)
- Proc civil (289)
- Projeto ConciliaUna Catalão (1)
- Projeto Falando de Família (178)
- Questões de gênero (24)
- Reais (273)
- Resp. civil (330)
- Sucessão (443)
- TC (4)
- UC Estado (17)
- UC Negócios (1)
- UC Processual Civil I (7)
- UC Relações estatais (3)
- UC Sistema Tributário (32)
- UC Soluções de conflitos (2)
terça-feira, 24 de junho de 2014
Hábitos saudáveis fazem crianças felizes (Ruthie Armstrong)
Este artigo dá dicas sobre como criar filhos saudáveis e ativos. Além de
dicas para uma alimentação equilibrada e manutenção do peso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário