domingo, 14 de abril de 2019

STJ: dano moral por alimento contaminado


"Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a compra de produto alimentício contaminado por corpo estranho capaz de expor o consumidor a risco de lesão à sua saúde e segurança, ainda que não ocorra a ingestão, dá direito à compensação por dano moral.

Com base na ofensa ao direito fundamental à alimentação adequada, corolário do princípio da dignidade da pessoa humana, o colegiado condenou de forma solidária a fabricante e a loja que vendeu um pacote de bombons com larvas a pagar R$ 10 mil de indenização a uma consumidora.

Na ação em que pediu indenização por danos materiais e morais, a mulher disse ter encontrado as larvas em bombons de chocolate do tipo butter toffee no momento em que foram desembalados.

A sentença, confirmada em segunda instância, condenou as empresas a devolver o valor da compra, mas negou os danos morais, por entender que não ficou comprovada a ingestão das larvas.
(...)" (Fonte: Notícias do STJ - 20/02/2019)

#direito #direitodoconsumidor #CDC #STJ#produtocontaminado #riscodelsãoàsaúde#danomoral #direitofundamentalàalimentaçãoadequada #dignidadedapessoahumana#indenização #danosmateriais #bombonscomlarvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário