quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vara da Infância analisa processo de crianças acolhidas

Na próxima quinta-feira (25), a 1ª Vara da Infância e Juventude de Vitória inicia a 5ª edição das “Audiências Concentradas”. Serão analisados os processos de crianças e adolescentes recolhidas em nove unidades de acolhimento institucional da Capital do Estado.

As audiências são realizadas a cada seis meses, como determina a Instrução Normativa nº 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o artigo nº 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o juiz Paulo Roberto Luppi, o objetivo é abreviar o tempo de acolhimento e, principalmente, possibilitar à criança ou adolescente garantia de convivência familiar e comunitária.

Na última análise realizada pela 1ª Vara da Infância e da Juventude, quase 20% das crianças que estavam em entidades foram recolocadas de volta em um lar. Deste total, nove crianças e adolescentes foram retornadas às suas famílias de origem, enquanto seis foram colocadas em lares substitutos.

E, ainda, 69 continuaram mantidas em acolhimento institucional, porém, 22 estão em processo de destituição de paternidade e foram disponibilizadas para adoção. Na ocasião, o magistrado pontuou que, para a realização das audiências concentradas, conta com a participação do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, das Secretarias Municipais envolvidas, Conselho Tutelar e coordenação de entidades de acolhimento.

“Tenho percebido, e os parceiros também, que essas audiências têm sido producentes, porque temos conseguido, a cada vez, um número maior de encaminhamentos e disponibilização das crianças para adoção. Quando a criança chega ao acolhimento, começamos a trabalhar a família para que ela possa voltar. Geralmente, são pais alcoólatras ou usuários de drogas. Quando não conseguimos resolver o problema da família, e nem encontramos parentes da família estendida, partimos para a adoção por família substituta”, ponderou o juiz Paulo Luppi.

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5227942325336334838#editor/target=post;postID=5888820068375522512

Nenhum comentário:

Postar um comentário