sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Você já ouviu falar da posse do estado de filho?

Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald ensinam que:

“A posse do estado de filho não advém do nascimento (fato biológico), decorrendo, em verdade, de um ato de vontade recíproco e sedimentado no tempo, espraiado pelo terreno da afetividade (fato social).

[...] provada a prevalência, no caso concreto, da posse do estado de filho não se admite contradita fundada em prova genética. É que o vínculo socioafetivo, quando estabelecido em cada hipótese, merece a mesma proteção e valor conferido aos vínculos filiatórios-biológicos. Por isso, estabelecida uma filiação com base na posse do estado de filho, sobrepujou-se a esfera genética, firmando-se a relação vinculatória pelo afeto.

Demais de tudo isso, é preciso conjugar a regra de que a filiação é provada pela certidão do cartório de Registro Civil (CC, art. 1603) com o comando do art. 1609, autorizando, também, o reconhecimento da filiação através de escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório (inciso II), por intermédio do testamento, ainda que incidentalmente manifestado (inciso III) e, finalmente, por meio de manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém (inciso IV)”.(FARIAS, Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. Direito das famílias. 2. ed. rev., amp. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 549-550).

#direitodefamília #filiação #possedoestadodefilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário