sexta-feira, 1 de setembro de 2017

A sub-rogação na partilha de bens

Publicado por Centro Integrado de Soluções Jurídicas

À união conjugal, quer pelo casamento ou união estável, é aplicado o regime de bens, cujo objeto de litígio revela-se principalmente quando do término da relação. Salvo descrição contrária no pacto antenupcial, o regime adotado é o da comunhão parcial de bens.

Tal preferência legal entrou em vigor a partir da Lei do Divórcio, em 1977, e foi mantido pelo atual Código Civil de 2002. Passados 15 anos de vigência, ainda restam dúvidas quanto à partilha dos bens adquiridos onerosamente pelo casal.

Ora, a presunção de esforço comum dos conviventes não deve ser tida como universal, porquanto a divisão dos bens deve ser analisada individualmente. O próprio código civilista traz as hipóteses de bens excluídos da comunhão, como aqueles bens que cada cônjuge possuía ao casar e os recebidos por doação ou herança – que não se comunicam.

Livros e os instrumentos de profissão, bens de uso pessoal, pensões, benefícios previdenciários, indenizações e créditos trabalhistas, apesar da grande discussão nos tribunais pátrios, não integram a partilha.

A lei também exclui da comunhão aqueles bens que foram adquiridos por sub-rogação, que nada mais é do que a substituição de um bem adquirido com dinheiro decorrente da venda daquele que o cônjuge já tinha ao casar.

Para tanto, é necessário comprovar que a aquisição do novo imóvel é produto da sub-rogação, quer incluindo cláusula no contrato de compra e venda ou averbando tal condição na matrícula do bem junto ao Registro de Imóveis.

https://cisjur.jusbrasil.com.br/artigos/493866674/a-sub-rogacao-na-partilha-de-bens?utm_campaign=newsletter-daily_20170831_5912&utm_medium=email&utm_source=newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário